Assembleia de Credores debate futuro do Sport Clube Beira-Mar.

2015-03-04 20:43

Categoria: 

Concelho: 

O futuro do Sport Clube Beira-Mar está, novamente, nas mãos dos seus credores. Pedro Pidwell, administrador judicial do Sport Clube Beira-Mar, ao abrigo do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas, já elaborou o relatório de Insolvência, concluindo no sentido de que para satisfação do interesse dos credores, o processo deverá consistir na apresentação de Plano de Recuperação.

Este Relatório é favorável ao Clube e será votado pelos credores em Assembleia marcada para esta Quinta-feira no Juízo do Comércio em Anadia. Em caso de aprovação, e numa fase posterior, será apresentado pela Direção Auri-Negra, o Plano de Recuperação do Clube aos credores. O município de Aveiro, com um crédito aproximado de 1,5 milhões de euros é o maior credor com cerca de 56% da dívida. Segue-se a Fazenda Nacional, com 269 mil euros correspondentes a 10%. Os antigos dirigentes, Caetano Alves, José Cachide, Carlos Pereira e Mano Nunes, representam no seu conjunto cerca de 27% da dívida do clube, num total aproximado de 711 mil euros.

Segundo a Direção do clube “o objetivo passa por conseguir reunir o apoio duma grande maioria de credores em torno dum plano que permita ao clube perspetivar a sua atividade de forma sustentável, pondo fim à situação de grande dependência da SAD que atualmente existe como resultado do incumprimento por parte daquela entidade relativamente às dívidas do clube anteriores a Agosto de 2011 (data da constituição da SAD)”.

O clube é credor da SAD, no PER desta, num montante superior a 3,1 milhões de euros. A aprovação do plano de recuperação financeira do clube é condição fundamental, não apenas para manter o clube vivo, mas simultaneamente para lhe dar as condições de prosseguir o seu caminho de forma autónoma e com uma perspetiva de desenvolvimento da atividade que lhe permita gerar as receitas necessárias à sua “reinfraestruturação".