Aspea garante apoio de Taiwan para projeto ambiental.

2019-11-11 10:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental garantiu apoio do Forestry Bureau de Taiwan para projeto "S.O.S. Planeta: Educação Ambiental através das Artes".

O Núcleo de Aveiro foi visitado pela representante de Taiwan, em Lisboa, Vivia Chang, que, em nome do Diretor do Forestry Bureau de Taiwan, entregou um subsídio de 2.000 dólares.

Este apoio resulta de uma candidatura que a associação apresentou à Conservation Division Forestry Bureau para o projeto "S.O.S. Planeta: Educação Ambiental através das Artes" a implementar na Quinta Ecológica da Moita.

A viver um momento de tensão com a Câmara de Aveiro, onde ainda não conseguiu garantir apoio, vai mantendo fontes alternativas de financiamento para as atividades.

Este apoio agora alcançado é concedido a ONGs de Ambiente no âmbito de uma bolsa anual para a conservação da biodiversidade internacional.

Este programa apoia projetos como a conservação de espécies ameaçadas, a proteção de habitat, a educação para a conservação entre outros.

“Com este apoio, a parceria ASPEA / SCMA no projeto da Quinta Ecológica da Moita (QEM), pretende reforçar o seu trabalho de Educação Ambiental, aproximando as pessoas da natureza, através de atividades pedagógicas com recurso a expressões artísticas e materiais pedagógicos com o conceito de Escola da Floresta”.

Este projeto tem como objetivos explorar técnicas e métodos que utilizam a criação artística como um processo de aprendizagem holística e desenvolver estratégias que promovam a consciencialização ambiental por meio da arte e de jogos na natureza.

No futuro próximo pretende criar um conjunto de serviços que permitam a implementação de uma Escola da Floresta com oferta de atividades lúdicas e pedagógicas num compromisso com a conservação da natureza, atividades de Educação Ambiental, comunicação científica e artística.

O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, reforça a “importância” deste tipo de apoios que sustentam os compromissos dos governos com políticas de conservação da natureza, alterações climáticas e de Educação Ambiental.