ASPEA em projeto de educação ambiental sobre proteção de rios e ribeiros.

2018-10-03 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ASPEA garantiu financiamento para o projeto Living Rivers. Recebe 434 mil euros para o período 2018-2021 tendo por base as parcerias estratégicas na comunidade escolar mas aberto à população em geral.

Esta ação procura alertar a sociedade para a inevitabilidade de cuidar e proteger os rios e ribeiros, reforçar as aptidões e competências da população de forma e promover iniciativas que contribuam para a melhoria das condições ambientais recorrendo a recursos e ferramentas que se baseiem em investigações científicas para uma ação de ciência cidadã global informada.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA, e coordenador do projeto, refere que este projeto é de “grande relevância científico-pedagógica”.

“À medida que as necessidades de água aumentam no planeta, em conjunto com o aumento da pressão da densidade populacional e o aumento das atividades socioeconómicas, os ecossistemas fluviais vão continuar a deteriorar-se se não forem tidos em conta compromissos ambientalmente responsáveis e socialmente justos. Tal requer, não só o envolvimento das autoridades e outros agentes públicos, mas também a participação ativa de todos os cidadãos e de todos os agentes sociais e económicos”.

Este projeto reúne 7 parceiros de 4 países tendo como principal finalidade a produção de conteúdos pedagógicos que ajudem a encontrar soluções face a um problema comum: a degradação da qualidade da água dos ecossistemas ribeirinhos, uma vez que «apenas uma abordagem transnacional poderá dar o valor necessário ao projeto e seus resultados» lê-se na candidatura aprovada.