"A arquitetura que se faz em Portugal é muito artesanal" - Cláudia Albino.

2017-04-01 10:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cláudia Albino defende que Portugal é um “pequeno”país em termos geográficos mas de grande riqueza de diversidade quando se fala de arquitetura, artesanato e design.

A Professora da Universidade de Aveiro, natural de Aveiro, apresentou esta sexta o livro “à procura de práticas sábias - Design e artesanato na significação dos territórios”. Analisa as principais abordagens à parceria entre Artesanato e Design nos últimos 25 anos em Portugal.

A apresentação do livro esteve a cargo de Lucy Nienmayer, uma das eminentes investigadoras e professoras de design do Brasil e antiga Presidente da Sociedade Brasileira de Design que destacou a pluralidade de produções em Portugal.

"Faz a análise da complexidade do artesanato e das técnicas empregues. Detalha Portugal enquanto território e a sua realidade artesanal. É ambicioso. Apesar de não ter grande extensão geográfica, Portugal tem grande pluralidade de produções. É surpreendente".

Este livro procura compreender de que forma o design se pode constituir como conhecimento útil para a criação e promoção de novas práticas, que sejam capazes de conferir visibilidade aos valores distintivos do território, recorrendo ao artesanato, enquanto fator de identidade.

A doutorada em Design, em 2015, pela Universidade de Aveiro, com o tema “Os sentidos dos Lugares. Valorização da identidade do território pelo design” refere que a riqueza do país é ímpar (com áudio).