Armando Ferreira apresenta obra sobre moinhos.

2017-03-29 11:08

Categoria: 

Concelho: 

Armando Ferreira apresenta no próximo dia 8 de Abril o livro "O último moleiro do rio". Uma obra feita de contos com estórias de anónimos de outras épocas tendo por base a década de sessenta do século XX.

“Depois da publicação de diversas obras que tiveram como base a investigação e os trabalhos de campo efectuados na área da Molinologia, procurando assim a documentação e valorização do nosso património molinológico, senti a necessidade de escrever sobre todos aqueles que comigo têm partilhado as suas memórias nos últimos anos, há mais de uma década e meia, desde que me comecei a dedicar à temática dos moinhos tradicionais. Escrever algo mais sobre as suas vidas, sobre um modo de vida que foi passando de geração em geração ao longo dos últimos séculos, mas que se foi extinguindo completamente ao longo das últimas décadas. Procurei assim humanizar um pouco mais todo este património, sendo que este foi construído e mantido activo por pessoas, sem as quais nada existiria ou faria sentido", exlica o autor.

A sessão de apresentação está marcada para dia 8 de Abril, às 17h, na Biblioteca Municipal de Albergaria.

Armando Ferreira é natural de Albergaria-a-Velha e tem ligação a movimentos ecológicos tendo dedicado as últimas duas décadas à investigação e divulgação na área da Molinologia.

Autor em co-autoria com Delfim Bismarck Ferreira do estudo “Moinhos da Freirôa – Uns dos seculares moinhos do Rio Caima no concelho de Albergaria-a-Velha” (separata) e da obra “Moinhos do Concelho de Albergaria-a-Velha” (2003).

Membro da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia e membro e colaborador da Rede Portuguesa de Moinhos, assume a coordenação geral da organização ao nível do distrito de Aveiro do evento “Moinhos Abertos de Portugal”, uma iniciativa da Rede Portuguesa de Moinhos no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos (de 2007 a 2016).