Antiga fábrica da Comur passa a museu municipal da Murtosa dedicado à indústria das conservas.

2015-02-18 21:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara da Murtosa inaugura no próximo sábado (21 de Fevereiro) o Museu Municipal da Murtosa nas antigas instalações da Comur. Esse momento será assinalado numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. Este espaço museológico, dedicado à História de uma comunidade e à Fábrica de Conservas da Murtosa, “procura ser exemplo de uma estratégia sustentada no labor de um povo que sempre conseguiu transformar adversidades em oportunidades”.

A COMUR está intimamente ligada à Murtosa. As conservas de enguia são, ainda hoje, uma das imagens de marca e as grandes embaixadoras da Murtosa fora de portas. Neste museu é possível conhecer a história da fábrica e da comunidade onde ela se insere, vendo o desenvolvimento do processo conserveiro e as suas fases.

Neste espaço é possível perceber como trabalhavam os seus operários e qual o processo completo de produção de conservas desde a chegada do peixe até à expedição das conservas. “Este é um Museu inovador, multidisciplinar no qual convivem e dialogam a Murtosa, a Ria, o mar, o trabalho, a indústria, a publicidade e a gastronomia”, adianta a autarquia em comunicado.

Com um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, o Município da Murtosa garante um espaço de dotado de uma museografia contemporânea, que alia design, conteúdos e interatividade. Em 1997, a empresa deixa a velha “Fábrica das Enguias”, em pleno centro de Pardelhas, mudando-se para a Zona Industrial da Murtosa, onde continua a laborar actualmente.