Antiga estação vai receber espaço de venda de produtos típicos da região.

2016-08-30 08:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O futuro da antiga estação da CP, em Aveiro, passa por um espaço que mostre o melhor do Município e da Região com produtos identitários. A garantia já foi dada pela autarquia que espera o desenvolvimento dos projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para reabilitar o espaço. Ribau Esteves diz que a antiga estação será uma bandeira dos projetos de reabilitação urbana (com áudio).

O autarca responde, desta forma, aos sinais de preocupação da população sobre o estado de degradação da antiga Estação da CP em Aveiro. Reclama-se uma intervenção urgente para preservar a história de Aveiro num espaço que a autarquia espera vir a tutelar e aproveitar como área de produtos identitários.

A conclusão do processo de transferência da tutela com a REFER está dependente da aprovação do Fundo de Apoio Municipal. O autarca acredita que tal irá concretizar-se nos próximos meses abrindo caminho a uma nova era. Até lá diz que o edifício não está em risco.

“O projeto será adjudicado a uma entidade externa. Penso que levará entre os 4 e os 6 meses para depois seguir para concurso. Com a REFER faltam questões resolvidas no âmbito do FAM. A maior divida da Câmara é à REFER, no valor de 13,35 milhões de euros, e a transferência de património está enquadrada para pagar a dívida e receber a propriedade plena do edifício. Estamos no bom caminho depois de uma história triste e pobre com 12 anos no âmbito da construção da nova estação”.

foto: Diogo Carqueijo