Anadia garante galardão de Município com políticas sustentáveis.

2015-09-22 15:07

Categoria: 

Concelho: 

O concelho de Anadia foi distinguido, pela primeira vez, com o galardão ECOXXI, atribuído no passado dia 18 de setembro, durante a Cerimónia de divulgação dos resultados do Programa ECOXXI 2015, que decorreu em Sesimbra. É o reconhecimento de boas práticas “em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade”.

Os dados foram avaliados por uma Comissão Nacional que reúne diversos peritos que representam mais de 40 instituições nacionais, entre as quais a Associação Bandeira Azul da Europa, promotora do ECIXXI e membro da Foundation for Environment Education.

De acordo com a ABAE, “o resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI” sendo a bandeira verde “atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%”.

Para além da bandeira, a Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, recebeu ainda uma medalha e um diploma de participação, que consubstancia o compromisso da autarquia em matéria de sustentabilidade.

Dos 308 municípios portugueses, 40 podem, neste momento, ostentar a bandeira verde e Anadia conta-se entre os nove que o fazem pela primeira vez