Anadia e Mortágua estudam reativação de posto de vigia do Moinho do Pisco.

2015-07-09 11:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara da Mealhada lamenta que um posto de vigia em Mortágua esteja desativado mas elogia a atitude das Câmaras de Anadia e Mortágua que estudam a reativação de um espaço “com visibilidade única para a Serra do Buçaco”. Esse posto está situado no limite do concelho de Anadia mas é da responsabilidade territorial da autarquia de Mortágua. Trata-se de um posto de vigia, desativado há 3 anos, considerado crucial para a preservação da Serra do Buçaco, “já que esta é uma zona com risco de incêndio florestal muito elevado, que agrega uma área de grande sensibilidade e valor: a Mata Nacional do Buçaco”.

A Câmara Municipal da Mealhada “lamenta” esta decisão das instâncias superiores e “aplaude” os esforços que os dois municípios, Anadia e Mortágua, se encontram a fazer para reativar o posto de vigia do Moinho do Pisco. Trata-se de uma estrutura em ferro, com cerca de 16 metros de altura, na qual era feita a vigilância da floresta durante o Verão, com o objetivo de detetar focos de incêndio. O posto de vigia encontra-se, contudo, desativado desde 2012, altura em que a estrutura foi furtada. “Desde então, nada mais foi feito por quem de direito. A estrutura não voltou a ser reposta e o posto de vigia encontra-se desativado já há três anos, situação que a Câmara Municipal da Mealhada lamenta profundamente, uma vez que essa vigilância é crucial para a proteção da Serra do Buçaco, uma zona com elevado risco de incêndio florestal”.

A preocupação aumenta pelo facto da mata estar rodeada de um contínuo florestal de eucalipto que, em caso de ocorrência de fogo, vai acelerar a dimensão do incêndio.