Anadia é a capital da columbófilia nacional

2020-01-13 15:09

Categoria: 

Concelho: 

Mais de dois milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país e inclusive de diversas regiões de Espanha, visitaram a 47ª Exposição Nacional de Columbofilia, organizada pela Associação Columbófila do Distrito de Aveiro (ACDA), com o apoio do Município de Anadia, que decorreu, no passado fim de semana, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, transformando assim Anadia na Capital Nacional da Columbofilia.

Em exposição estiveram cerca de 500 pombos-correio, oriundos de vários distritos, de norte a sul de Portugal. Uma oportunidade única para os aficionados da modalidade poderem observar “in loco” os campeões da modalidade.

Na sessão de inauguração, o presidente da ACDA, Luís Silva, manifestou a sua gratidão a todos quantos colaboraram na organização da mostra, deixando uma palavra de agradecimento ao Município de Anadia por todo o apoio dado, sublinhando que esta mostra tem como objetivo “honrar os verdadeiros heróis das nossas corridas, os pombos”.

O presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Luís Jacinto, destacou o trabalho das associações distritais e dos columbófilos na dinamização da modalidade. Elogiou ainda o “magnifico” espaço onde decorreu a exposição, deixando um grande agradecimento à Câmara Municipal de Anadia por ter proporcionado todas as condições e também pela colaboração dada.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu as boas vindas a todos os presentes. Na sua intervenção a autarca deu a conhecer que o Município de Anadia “marcou o ano de 2020, como um desafio para o desporto, afirmando-nos, cada vez mais, como Município do Desporto”, acrescentando que “estamos a trabalhar pela diferença, naquilo que é o apoio da autarquia às nossas modalidades”. Referiu ainda o facto de existir em Anadia uma tradição nesta modalidade, havendo, atualmente duas associações que desenvolvem a columbofilia, apoiadas pelo Município.

Salientou ainda o facto de o executivo municipal, ter aceite, desde a primeira hora, o desafio de receber esta mostra nacional, tendo confessado que, na altura, “não imaginávamos a dimensão e o envolvimento, bem como a dinâmica comercial associada à modalidade”.

Maria Teresa Cardoso deu os parabéns à organização pelo espírito solidário da iniciativa, com a receita das entradas a reverter para os Bombeiros Voluntários de Anadia. Referiu-se ainda aos alunos de algumas escolas do Ensino Pré-Escolar e do 1º ciclo do concelho, que realizaram trabalhos alusivos aos pombos-correio, e que tiveram a oportunidade de visitar a mostra, tomando um contacto mais próximo com esta modalidade e aprofundando assim os seus conhecimentos sobre estas aves.

Rematou a sua intervenção deixando um convite a todos os presentes para que regressem numa outra oportunidade, com mais tempo, para visitarem os principais pontos turísticos do concelho e apreciarem as iguarias bairradinas.