Anadia distinguiu os melhores alunos.

2015-12-21 22:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os melhores alunos das escolas do concelho de Anadia, no ano letivo 2014-2015, viram o seu sucesso académico distinguido com o Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, um galardão atribuído pela Câmara Municipal de Anadia em cerimónia realizada no Cineteatro Anadia. O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos, das escolas de Anadia, com melhor aproveitamento escolar no final dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, sendo entregues, em cada caso, um primeiro prémio e duas menções honrosas.

Assim, na Escola Básica N.º 2 de Vilarinho do Bairro, o prémio para o 2º ciclo foi entregue a Joana Cardoso Cruz e as menções honrosas a Marta Sofia Mota e a Catarina Almeida Marques, enquanto o prémio para o 3º ciclo recaiu em Beatriz Oliveira Santos, secundada por Beatriz Ferreira Cruz e por Beatriz Almeida Boiça.

Nos Salesianos de Mogofores, Inês Marques Cerca venceu no 2º ciclo, destacando-se igualmente Constança Martins Rocha e Luísa Verdade Loureiro; no 3º ciclo, o prémio foi para Maria Inês Seabra Rocha, cabendo as menções honrosas a Beatriz Almeida Quintas e a Miguel Alexandre Melo Fernandes.

Já na Escola Básica e Secundária de Anadia, foi Maria Matos Coelho a vencedora no 2º ciclo, seguida de Filipa Almeida Castelão e de Constança Matos Coelho; no 3º ciclo, o prémio foi para Joana Melo Castanheira e as menções honrosas para Beatriz Agante Almeida e Juliana Melo Castanheira; no ensino secundário, venceu Joana Pereira Moniz, sendo as menções honrosas entregues a Liliana Ferreira Rodrigues Silva e a Inês Peres Santos.

Por fim, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, o prémio do 2º ciclo foi recebido por Rita Figueiredo Torres Queiroz Fernandes, e as menções honrosas por José Francisco Reis Pedreiras Neves Veiga e por Inês Ferreira Gomes Carmo; no 3º ciclo venceu Mariana Vilar Portela Seabra, seguida por Joana da Silva Rosa Leiria e por Matilde Cardoso Tavares, e, no ensino secundário, o galardão foi para Maria Daniela Dias Dinis, sendo também distinguidos Pedro Miguel Rodrigues Veiga e Ana Sofia Coimbra Semedo.

Com o objetivo de assinalar o 20º aniversário do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, a Câmara Municipal de Anadia convidou Nuno Rosmaninho, docente e investigador da Universidade de Aveiro, e ligado à génese do próprio prémio, a dirigir-se aos alunos. Numa alocução que intitulou “Elogio da Inteligência”, Nuno Rosmaninho falou sobre a importância da inteligência, o mérito do trabalho e o valor do caráter, recorrendo à personalidade, ao pensamento e à conduta do próprio Rodrigues Lapa para ilustrar muitas das suas palavras. “Sem desdouro para a vossa inteligência e para a vossa extraordinária capacidade de trabalho, o que mais desejo é que, sobre isso, construam uma firmeza de ânimo que vos permita ser, como Manuel Rodrigues Lapa, conhecidos pelo que fizeram e, mais ainda, respeitados pelo que forem capazes de ser”.

A Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Belém Cardoso, começou por aludir ao 20º aniversário do Prémio Escolar e recordando as circunstâncias da sua criação, em 1996. Na ocasião, felicitou alunos, encarregados de educação, professores e restante comunidade educativa. “A todos estamos, pois, gratos pelo esforço e investimento que fizeram e continuam a fazer tendo em vista não só os bons resultados escolares, mas também a aquisição e o desenvolvimento de competências e de saberes, e dos quais gostaríamos que resultasse mais-valia para o concelho e para o país. É neles que reside muita da nossa esperança num futuro melhor para todos. Julgamos que Rodrigues Lapa estaria de acordo com esta nossa perspetiva. Era um homem rigoroso, persistente e empenhado nas suas causas, que se preocupava com o futuro da sociedade e que atribuía à educação e ao ensino um valor quase sagrado. Ao editar o seu trabalho, partilhou com o mundo o seu saber; ao legar a Anadia a sua biblioteca, partilhou com os seus conterrâneos, e não só, muitas das fontes desse saber e do seu deleite intelectual. Soube, pois, partilhar o conhecimento”.