Amigos da Ria denunciam depósito de lamas com resíduos industriais à entrada da Barra.

2020-03-21 10:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O movimento de amigos da Ria alerta para a deposição à entrada da Barra de lamas retiradas de áreas industriais onde funcionam ou funcionaram estaleiros.

Com recurso a imagens vídeo testemunha o que entende ser um perigo ambiental para a fauna das águas interiores ria.

“Um batelão utilizado em operações de dragagem lançou hoje ao mar, à entrada da Barra de Aveiro, em maré de enchente, toneladas de lamas e sucata de cabos de aço, de acordo com testemunhos relatados ao MARIA pela Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA)”.

Num vídeo obtido pela APARA e posteriormente dirigido ao Movimento de Amigos da Ria de Aveiro, de que aquela associação de produtores é sócia fundadora, é possível ver-se a operação do batelão entre molhes na Barra de Aveiro, bem como as manchas na água deixadas pelos despejos.

“A APARA dirigiu já veementes protestos junto da Capitania e do Porto de Aveiro contra o lançamento de dragados e sucata à entrada da Barra, exigindo que ações desta natureza, que se repetiram durante a manhã de hoje, não voltem a verificar-se por serem prejudiciais para o ambiente, a navegação e para a pesca no interior da laguna”.

Na sua missiva dirigida às autoridades, a APARA recomenda que sejam tomadas as “devidas diligências para que acontecimentos desta natureza não ocorram de novo”, sublinhando que as lamas lançadas à água “são com certeza altamente poluentes” por conterem “substancias tóxicas” devido à sua proveniência, junto aos estaleiros da Navalria, no interior do Porto de Aveiro.

A associação de produtores, que adianta ter sido alertada para as descargas por diversos associados que se encontravam em plena faina junto ao local, considera que as consequências nefastas da operação têm impacto na passagem para águas interiores da laguna de espécies como o choco, cuja safra decorre atualmente.

O MARIA junta-se aos protestos da sua associada APARA e exige que as autoridades competentes atuem e impeçam que ações desta natureza voltem a repetir-se, em defesa do património ambiental da Ria de Aveiro e do equilíbrio do seu ecossistema.