Alunos e professores recebem formação em suporte básico de vida no simulador da UA.

2015-10-17 13:59

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Simulação Clínica da Universidade de Aveiro (SIMULA) juntou-se às comemorações do Dia Mundial da Anestesiologia e dos 60 anos da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, assinalados ontem (16 de outubro) um pouco por todo o país, no âmbito de uma iniciativa que envolveu todos os centros de simulação existentes a nível nacional. Pretendeu divulgar a Anestesiologia como especialidade médica e reforçar a importância da utilização da simulação clínica no processo de ensino e aprendizagem.

Participaram nesta iniciativa do “SIMULA” 30 alunos do 10º ano da Escola Secundária José Estevão (Aveiro) e respetivos professores. Alunos e professores receberam formação em suporte básico de vida (SBV) e tiveram a oportunidade de experimentar, em ambiente de simulação, manobras e gestos clínicos inerentes ao processo de anestesiar um doente.

A atividade decorreu nas instalações do SIMULA, localizado no edifício da Escola Superior de Saúde e da Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, numa sala que reproduz fielmente um bloco operatório e que tem como modelos simuladores de alta fidelidade que mimetizam os sinais vitais e comportamentos humanos.

A iniciativa representa o primeiro passo de uma parceria que proporcionará a integração da simulação clínica nos planos de atividade/formação das escolas do concelho de Aveiro, ao abrigo do Plano Nacional de Saúde Escolar, bem como a sua inclusão no plano de formação contínua de professores que a UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, se prepara para apresentar às escolas.