Alunos do IDL assistem a debate sobre o Brexit.

2017-04-07 12:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Alunos do Clube da Europa do Instituto Duarte Lemos estiveram de visita à Assembleia da República e à Representação da Comissão Europeia em Lisboa. Os estudantes assistiram aos trabalhos da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.

Nesta visita à Assembleia da República, os alunos puderam assistir a parte da discussão relativa ao "BREXIT" e ao seu impacto nas relações multi e bilaterais com Portugal. Os alunos puderam ouvir em primeira mão o teor das conversas do Ministro dos Negócios Estrangeiros como os seus homólogos do Reino Unido, nomeadamente no impacto da saída do Reino Unido para a comunidade portuguesa residente no Reino Unido, para os cidadãos do Reino Unido a viver em Portugal e nas alianças económicas e militares partilhadas pelos dois países.

Antes de presenciarem a audição, os alunos tinham já visitado os recantos da Assembleia, conhecendo a sua história e as figuras da democracia portuguesa.

Além da ida à Assembleia da República, este dia contou ainda com a visita ao Espaço Europa – Representação da Comissão Europeia em Lisboa -, onde os alunos do Clube da Europa do IDL puderam assistir e participar numa sessão de esclarecimento sobre a União Europeia.

Eduardo Silva, responsável pelo Clube da Europa do IDL, faz “balanço bastante positivo” desta atividade, nomeadamente na afirmação do Instituto Duarte de Lemos no contexto da Rede Nacional de Clubes Europeus.