Alunos de Oliveira do Bairro vencem prémio nacional de ciência.

2017-06-05 12:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Jovens cientistas do distrito de Aveiro destacam-se na XI Mostra Nacional de Ciência e alunos de Oliveira do Bairro ganharam o primeiro prémio.

Durante três dias, foram mais de 70 os professores e investigadores que estiveram reunidos no Centro de Congressos da Alfândega do Porto para avaliar os 100 melhores projetos de investigação Juvenil em competição na XI Mostra Nacional de Ciência.

Mais de 300 jovens coordenados por cerca de 70 professores deram a conhecer os projetos que arrecadaram prémios no valor de 6.000€ e foram apurados para participarem em duas das mais importantes competições internacionais de Ciência: a Final Europeia de Ciência e a Intel ISEF - Feira Internacional de Ciência e Engenharia.

O 1º lugar desta foi para o projeto Easypark que segue, também, para a Final Europeia de Ciência que se realiza de 22 a 27 de setembro, na Estónia.

Desenvolvido na Escola Secundária de Oliveira do Bairro por Beatriz Bastião, Luís Pinto e Olavo Saraiva, o projeto aposta na redução de desigualdades sociais.

Segundo os autores «trata-se de uma iniciativa inovadora que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. Na prática a ideia é instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete automático, a ser ativado a partir da leitura de matricula para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente. O dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam».

Com o 5º prémio destacou-se o projeto "Halobactérias: uma bomba anti-sal" que acabou também por se apurar para a Intel ISEF, a Feira Internacional de Ciência e Engenharia que se disputa em maio de 2018, em Pittsburgh, na Pensilvânia. Alunos da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, Catarina Barata, Maria João Lopes e Raquel Silva, estudaram a influência das halobactérias no desenvolvimento e germinação da alface.

Como explicam os autores do projeto «para perceber a influência das halobactérias na germinação da alface foi realizada uma primeira fase de forma a descobrir qual o efeito da salinidade na germinação das mesmas, utilizando soluções salinas com o controlo de água destilada».