Alunos de escolas da freguesia de São Salvador aprendem segredos do pão de Vale de Ílhavo.

2019-11-21 19:43

Categoria: 

Concelho: 

O pão de Vale de Ílhavo foi o centro das atenções em mais uma formação junto das escolas da freguesia.

Para valorizar e partilhar esta tradição, a Junta de Freguesia visitou as escolas primárias, possibilitando a 60 crianças do 4º ano a oportunidade de conhecerem o fabrico artesanal do pão que diariamente têm em casa.

Ao longo de outubro e novembro, semanalmente, as escolas primárias da freguesia receberam workshops, orientados pelos padeiros Maria Fernandes Duarte e Flávio Silva, que partilharam os segredos de confeção e o “saber fazer” deste pão que conta séculos de história.

“Esta iniciativa, realizada em parceria com a Associação Cultural e Recreativa Os Baldas, proporcionou a todas as crianças experiências únicas e aprendizagens bastante enriquecedoras, na medida em que, numa primeira fase, puderam observar a confeção do pão e posteriormente puderam colocar em prática tudo aquilo que lhes foi cuidadosamente transmitido. O resultado final foi muito positivo, não só para as crianças, mas também para os seus professores, que valorizaram esta dinâmica”, explica João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador