Alunos da Gafanha da Encarnação em visita educativa no MMI.

2018-03-15 14:11

Categoria: 

Concelho: 

Turmas do 8.º ano do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação deslocaram-se ao Museu Marítimo de Ílhavo, onde participaram numa atividade dinamizada pelo Serviço Educativo do Museu.

A atividade foi criada com o objetivo de ir ao encontro das metas curriculares de Português para o 8.º ano, prendendo-se com o estudo da obra de Manuel Pina, “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor”.

Esta visita começou na Sala dos Mares, junto aos modelos de embarcações da Época dos Descobrimentos Portugueses, aos instrumentos de navegação e à reprodução do Planisfério de Cantino, onde foram abordados alguns aspetos deste período da História, no qual a relação com o Mar se estreita.

Nesta contextualização, referiram-se alguns avanços que houve nesta época em áreas como a ciência náutica, a navegação astronómica e a cartografia. Abordaram-se ainda algumas datas-chave dos Descobrimentos, assim como as precárias condições nas longas viagens feitas a bordo dos navios.

A visita continuou na Sala da Faina Maior, na qual os alunos foram convidados a entrar na réplica do navio bacalhoeiro e a colocarem os sentidos à prova.

De olhos vendados, ouviram a cena 5 da obra em questão, com o som da tempestade ao fundo, experienciando a sensação do borrifar da água e do vento, de forma a perceberem o desconforto daquela situação a bordo de um navio.

No final, foi dado espaço para o grupo poder partilhar conhecimentos sobre as personagens, em especial sobre a figura do Adamastor.