Alunos da EPA mobilizados para apoio aos idosos de Sever.

2017-10-16 10:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Projeto Potencial Positivo (P+) continua a dar apoio aos seniores de Sever do Vouga.

Trata-se de um projeto que mobiliza alunos da Escola Profissional de Aveiro. Dinamizou uma atividade de gerontomotricidade direcionada aos utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga e outra enquadrada no âmbito de atuação da brigada de reparações da Unidade das Tecnologias.

A ação de gerontopsicomotricidade consistiu na dinamização por parte da Equipa para a Educação Adaptada (EEA) de um jogo de boccia que incentivou os idosos à prática de algum exercício físico, atenuando o declínio da capacidade funcional do organismo caraterístico da terceira idade e promovendo um momento de lazer e de bem-estar bio-psico-social junto dos idosos.

A intervenção da Brigada de Reparações fez-se numa residência sem as mínimas condições de habitabilidade (habitação em tijolo, sem eletricidade e sem casa de banho) de um idoso de Rocas do Vouga.

Esta foi a 1ª visita de um plano exaustivo de trabalhos a realizar com vista a atenuar as “condições sub-humanas” e de “profunda miséria” em que vive este idoso.

Começou por efetuar-se o corte e desbaste de árvores e arbustos que dificultavam o acesso à habitação e, numa fase posterior, colmatar-se-ão, intervenção a intervenção, todas as necessidades de reparação já identificadas.