Alunos cazaques da UA promovem 'Dia do Cazaquistão'.

2016-03-31 16:56

Categoria: 

Concelho: 

Um grupo de alunos cazaques que se encontram a desenvolver os seus estudos na UA promove esta sexta-feira, 1 de Abril, na Biblioteca da UA, o Dia do Cazaquistão. Para além de um momento de degustação de alguns alimentos e bebidas típicas deste país transcontinental localizado na Ásia Central, a iniciativa integra uma exposição de cartazes e de imagens ilustrativas da sua cultura, do seu quotidiano e das suas tradições. A iniciativa abre às 10h00 e encerra às 15h00. O momento de degustação está agendado para as 12h00.

Neste momento, a UA acolhe nove alunos cazaques. Oito desses alunos chegaram em março deste ano da Kazakh National Research Technical University para passar três meses nesta instituição a realizar parte dos seus estudos em mobilidade em diferentes áreas do conhecimento. Dois desses alunos estão a desenvolver trabalho de doutoramento nas áreas da Física e dos Materiais e Cerâmica e os restantes seis estudantes frequentam cursos de mestrado nas áreas de Ambiente, Geociências e Turismo. Madina Artykbayeva chegou a Portugal em 2012. A aluna frequenta o Mestrado em Gestão, no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo.

Para além de apoiar fortemente a mobilidade dos seus estudantes e o envolvimento nas redes e programas que a suportam, nomeadamente o ERASMUS+ e o Campus Europae, mantendo uma intensa rede de protocolos de mobilidade e colaboração com inúmeras universidades, empresas e instituições não só na Europa, mas em todo o mundo, a UA tem vindo a apostar também no acolhimento de estudantes internacionais, disponibilizando várias possibilidades de acesso e ingresso para estes públicos.

Com uma comunidade académica onde convivem estudantes de mais de 80 nacionalidades, a UA reforça este ano a sua oferta formativa em inglês, com nove doutoramentos e quatro mestrados ministrados nesta língua. Para além destas opções, a UA oferece, ainda, 19 pacotes de disciplinas semestrais de intercâmbio, destinados a alunos do 1º ciclo (exceto 1.º ano) ou 2.º ciclo em mobilidade na UA e orientados para uma determinada temática.