Aluno de Aveiro lidera Associação Académica e quer levar debate autárquico à academia.

2016-12-16 20:49

Categoria: 

Concelho: 

Xavier Vieira, 22 anos, natural de Nariz, Aveiro, aluno da licenciatura de Administração Pública, foi eleito presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro para o mandato de 2017, encabeçando a Lista A, única lista candidata. Sucede a Henrique Cruz que liderou a Associação no último mandato.

Os representantes dos estudantes pretendem ter intervenção também nas eleições autárquicas e criar um Orçamento Participativo para a realização de projetos dos estudantes, sendo o objetivo obter um investimento centrado na inovação e empreendedorismo social.

A Lista A – “Unir Academia”, que concorria aos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro como lista única, foi eleita com um resultado histórico, tendo em conta as últimas duas vezes em que só uma lista se apresentava a sufrágio universal.

Esta lista conseguiu, para a direção, 2991 votos, ou seja, 82,9% dos votos contados. Para a mesa da assembleia geral, o número de votos foi de 3014 (83,6%) e, para o Conselho Fiscal e de Jurisdição, foram 2951 (81,8%). No ato eleitoral de 13 de dezembro, votaram 3607 estudantes.

É altura de começar a preparar o mandato. “A Comissão de Posicionamento Político para as Autárquicas (CoPPA), que irá elaborar o Manifesto dos Estudantes da Academia de Aveiro – Autárquicas 2017, é um dos nossos maiores trunfos, para mostrar que os estudantes também têm uma palavra no plano autárquico, recorrendo a toda estrutura da AAUAv para compilar o documento e tendo como objetivo final a concretização de um debate público com todos os candidatos”, afirma o presidente eleito.