Aluna ilhavense vai representar Portugal no BIK European Youth Panel.

2018-12-26 09:27

Categoria: 

Concelho: 

Catarina Oliveira, aluna do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, foi a “Líder Digital” selecionada para representar Portugal, em Bruxelas, no BIK European Youth Panel.

A aluna, de 16 anos, do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias no Agrupamento de Escolas de Ílhavo, foi convidada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação a participar como representante de Portugal no Safer Internet Forum 2018 (SIF), em Bruxelas.

Esta aluna desempenha desde 2015 a função de “Líder Digital”, projeto da DGE, no âmbito do qual recebe formação específica da SeguraNet, tendo como principal função formar pares, professores, encarregados de educação e a comunidade em geral, nas temáticas da segurança no uso das novas tecnologias, da internet, dos dispositivos móveis e da literacia para os media.

O Fórum da Internet Segura (SIF) é uma conferência internacional anual, na qual participam personalidades políticas, investigadores, organismos jurídicos, jovens, pais, professores, ONG, representantes da indústria, peritos e outros intervenientes relevantes para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionadas com a segurança online infantil.

Inserido nesta conferência, ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro o BIK European Youth Panel, Painel Europeu da Juventude, no qual 18 jovens representantes de diferentes países europeus se irão reunir para partilhar o seu trabalho e pontos de vista sobre como promover uma Internet mais segura e melhor para crianças e jovens, tendo como objetivo identificar e propor soluções para as “falhas” nas políticas e práticas digitais jovens.

Os resultados deste trabalho serão apresentados no SIF.

Catarina Oliveira, foi também um dos dois jovens europeus selecionados para integrar um “Conselho Consultivo Internacional” denominado BIK Advisory Board, que decorrerá no dia 21 do mesmo mês.

Neste evento participam representantes da Comissão Europeia, Centros Internet Segura, Organizações Civis e Sociais, no qual são estabelecidas “normas”, com uma vertente jurídica, a serem cumpridas nas funcionalidades e serviços para uma melhor e mais segura internet.

Esta jovem ilhavense tem já experiência como oradora convidada em vários eventos realizados no ano letivo 2017/18.