Altice Labs festeja aniversário dos Laboratórios de Aveiro: "Uma fábrica de inovação a exportar o melhor de Portugal".

2020-03-05 15:33

Categoria: 

Concelho: 

A Altice Labs, sinónimo de inovação, de tecnologia e do saber fazer, está hoje de parabéns pelo seu 4º aniversário. Referência no mercado global das telecomunicações, leva o melhor da tecnologia e inovação nacional para o Mundo.

Trabalhando em parceria com universidades, instituições de I&D, parceiros, fornecedores e clientes, as suas atividades de inovação exploratória giram em torno de temas estratégicos tais como Inteligência Artificial & Machine Learning, tecnologia Cloud, Smart Living, Internet das Coisas, Big Data, 5G e Redes do Futuro e tantas outras que muito têm contribuído para o crescimento da inovação em Portugal e além-fronteiras.

Na sede da Altice Labs em Aveiro, em pleno coração da inovação do Grupo Altice, o momento foi celebrado em grande proximidade ao País com a presença de Universidades, autarquias, centros empresariais, indústria, PME’s, grandes empresas do PSI20, Misericórdias, Centros Hospitalares, CCDR’s, Regiões de Turismo, e representantes dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «é com orgulho que assinalamos hoje o aniversário da Altice Labs. São quatro anos de conquistas nacionais e internacionais, de criação de valor, e acima de tudo, de muita determinação e vontade de mudar o mundo, respondendo aos anseios, ambições e preocupações das pessoas. Numa altura em que a transformação digital acelera a passos largos, a Altice Labs tem vindo a moldar e a antecipar o futuro no setor das telecomunicações, sustentado na criatividade, perseverança e inovação constantes dos seus colaboradores. Temos de estar todos muito satisfeitos já que temos na Altice Labs uma referência no mercado global, com produtos e serviços para os quatro cantos do mundo».

Na sequência da sua estratégia de descentralização dos laboratórios da Altice Labs em Portugal, em estreita cooperação com os municípios, regiões ou Governos Regionais, a Altice Portugal, a Altice Labs, a Câmara Municipal de Oeiras e o Taguspark, oficializam hoje a abertura de um novo polo, em Oeiras.

Com a criação deste novo polo de investigação e inovação, a Altice Portugal, através da Altice Labs, pretende promover a criação de uma rede local de parceiros tecnológicos e científicos para o desenvolvimento de projetos locais com elevado perfil de inovação, replicabilidade e internacionalização, e a criação de centros de competências locais, altamente especializados, e que possam ser utilizados nos seus vários produtos que exporta para todo o mundo.

Para Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs, «é com grande satisfação que abrimos mais um polo da Altice Labs em Portugal, desta vez em Oeiras. O processo de transformação digital leva a que estejamos sempre a inovar e o nosso esforço e empenho tenham de ser dedicados a trazer mais e melhores serviços aos portugueses. Neste sentido, e à semelhança dos restantes polos espalhados pelo nosso país, este laboratório terá investigação, inovação, desenvolvimento e exportação de tecnologia de última geração. Este processo de levarmos a inovação até ao território nacional é algo que vamos continuar a fazer, porque continuamos a valorizar não só o investimento, a troca de conhecimento e a inovação, mas também a proximidade ao território e às pessoas».

Paralelamente, ao mesmo tempo que se assinala a capacidade de posicionar Oeiras como alavanca de atração de talento, saber e exportação de inovação, a região de Coimbra também se encontra no ecossistema de inovação do nosso país com o anúncio de um projeto colaborativo entre o Centro Cirúrgico de Coimbra, a Altice Portugal e a Altice Labs, na área da saúde.

Com este Memorando de Entendimento (MoU) as três entidades comprometem-se a colaborar e a conjugar esforços no sentido de identificar iniciativas e projetos que contribuam de forma positiva para o incremento das tecnologias de informação no ecossistema da saúde. Destacam-se, neste âmbito, quatro áreas nas quais a Altice Labs tem um envolvimento de relevo: análises e estudos de soluções tecnológicas de armazenamento seguro de dados de saúde; avaliação de soluções de backup e Disaster Recovery para a informação relacionada com registos médicos de consultas e diagnósticos; avaliação de soluções de preservação de informação médica com valor científico; e, projetos liderados pelo Centro Cirúrgico com vista a automatizar processos de diagnóstico recorrendo entre outros a mecanismos de Inteligência Artificial, nomeadamente Aprendizagem Automática.

O 4º Aniversário da Altice Labs ficou ainda marcado pela apresentação de três projetos inovadores cujo conceito tem vindo a ser desenvolvido em parceria com algumas entidades ligadas ao turismo e ao ambiente, nomeadamente:    • Solar Keeper: criação de placares estáticos (em forma de prancha) para serem instalados em praias, escolas e outros locais de relevo e que incluam áreas de informação destinadas à precaução a adotar em função da incidência UVB e aos parceiros estratégicos como o ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.  Neste projeto, a Altice Labs terá a responsabilidade do sistema de recolha, tratamento e arquivo dos dados da rede/grelha de sensorização UVB, groundlevel, e da sua disponibilização para as entidades interessadas. E será também responsável pelo desenvolvimento de uma solução a implementar nos placares – dispositivo físico para divulgação pública da informação - dos dados de sensorização UVB da localização correspondente, assim como outras informações relevantes (meteorológicas, de marés, de qualidade da água e areia, de risco de incêndios, entre outros).