Altice Labs assinalou terceiro aniversário em Aveiro.

2019-02-28 18:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Altice Labs assinalou o terceiro aniversário da empresa que resulta do processo de venda da PT.

Administração, Governo, Reitores de Universidades e autarcas juntaram-se para fazer um ponto de situação sobre o desenvolvimento das atividades da Altice em Portugal e que tem em Aveiro o Centro de Investigação.

Considerada a “jóia da coroa” do grupo a Altice Labs, foi herdeira da antiga PT Inovação.

A Altice "envolveu-se em projetos colaborativos de investigação, desenvolvimento e inovação numa estratégia sustentada de liderança tecnológica. Nos últimos 9 anos foram financiados 5 milhões de euros em projetos de I&D com universidades portuguesas na vertente de exploração tecnológica. São, em média, 550 mil euros por ano que possibilitam a criação de conhecimento e dão a alunos de mestrado e doutoramento a possibilidade de antecipar tendências na tecnologia futura ao serviço da sociedade. Alguns destes financiamentos deram origem a startups que hoje estão no mercado de alta tecnologia e são parceiras da Altice".

Manuel Heitor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, hoje em Aveiro, fez o elogio ao projecto empresarial. (com áudio)

O Presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, disse que em três anos "todos os objetivos" da Altice foram alcançados e anunciou que o projeto vai ter um polo em Lisboa. Realçou o investimento financeiro feito. (com áudio)

Na sede da Altice Labs, em Aveiro, quartel-general de inovação, o momento foi celebrado pela revelação de projetos de destaque nacional e internacional e que vão marcar o futuro da inovação. A partir de Aveiro, a Altice Labs promove investigação, desenvolvimento, inovação e exportação de tecnologia de última geração, desenvolvendo continuamente projetos colaborativos de investigação, sustentados em recursos humanos de excelência que têm merecido as melhores cotações de parceiros e clientes. São mais de 700 os profissionais altamente qualificados que investigam e desenvolvem soluções avançadas de Telecomunicações e Sistemas de Informação.

Dando seguimento à sua estratégia de descentralização dos laboratórios da Altice Labs em Portugal, através da criação de polos de inovação em diversas regiões do país que, no fundo, são uma extensão da própria Altice Labs e que posicionam estas regiões como alavanca de atração de talento, saber e exportação de inovação, a Altice Portugal está a levar a cabo um movimento de descentralização: extravasando a presença em Aveiro, levando estes laboratórios a Viseu, Ribeira Brava, na Região Autónoma da Madeira, e Algarve. Prova disso, e dando resposta a um dos seus vetores estratégicos, a proximidade ao Território, a Altice Labs anuncia agora a abertura de um novo polo, desta vez na área metropolitana de lisboa. Nesta fase estão a ser analisadas várias propostas no sentido de garantir que a escolha será a que mais sinergias garantirá à investigação, inovação e empreendedorismo nacionais.

Para Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs, este novo polo "faz parte da estratégia de ligação aos ecossistemas locais de inovação em todas as regiões do país, permitindo que, através da Altice Labs, sejam abertos canais para acesso ao mercado Altice primeiro e a outras geografias já trabalhadas pela Altice Labs. Estes polos funcionam também como laboratórios de prototipagem rápida onde ideias de produto são rapidamente testadas num ambiente controlado mas com ligação ao mercado real".  

 

 

(em actualização)