Albergaria-a-Velha celebra a Semana Europeia da Mobilidade.

2019-09-12 20:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha celebra a Semana Europeia da Mobilidade.

Caminhadas, ações de sensibilização cívica, oficinas sobre utilização de veículos de duas rodas elétricos e um passeio na Pateira de Frossos são algumas das atividades que vão animar a semana entre 16 e 22 de setembro, com o lema “A caminhar, a correr, a pedalar, Albergaria está a mexer”.

De segunda a sexta, a partir das 18h30, o Centro Municipal de Marcha e Corrida promove ações de sensibilização sobre os benefícios da caminhada e da corrida nos três polos de Albergaria-a-Velha, Branca e São João de Loure.

Já na terça-feira, pelas 16h00, na Incubadora de Empresas, vai decorrer uma formação prática sobre a utilização de veículos de duas rodas elétricos (cargo bikes, bicicletas e trotinetes elétricas). No dia seguinte, a formação será desenvolvida, pelas 14h30, junto de estudantes na Escola Básica de Albergaria-a-Velha.

Também no dia 18, pelas 10h00, as pessoas que passarem pelo Mercado Municipal – A Praça podem conhecer o projeto MOB*A de partilha gratuita de bicicletas e ver diversos vídeos sobre os benefícios de priorizar os meios ecológicos de transporte.

Na quinta-feira, 19 de setembro, a GNR vai levar a cabo duas ações junto das crianças.

Pelas 9h30, os mais novos podem verificar, num percurso urbano, como é a “cortesia dos automobilistas ao volante, perante peões e ciclistas” e, às 10h30, aprender como “caminhar e atravessar em segurança”.

Passando das crianças para as pessoas mais idosas, os participantes da Atividade Física Sénior vão fazer, às 9h15 do dia 20 uma caminhada pelos principais serviços públicos do centro da cidade, demonstrando, desta forma, que, muitas vezes, não é preciso tirar o carro da garagem para tratar de questões do dia-a-dia.

O fim de semana começa, pelas 9h30, com uma ação de limpeza em Valmaior, com equipas a pé formadas por elementos da Associação Patrulheiros e dos Escuteiros.

No domingo, à mesma hora, o lazer é prioridade com a atividade Pateira a Pé e Sobre Rodas, onde as pessoas participantes são orientadas por um passeio entre Angeja e a Pateira de Frossos.

 

Foto: Pedro Cruz