Albergaria recebe formação para hospitaleiros voluntários.

2016-02-20 07:32

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Peregrinos Via Lusitana e a Federación Española de Asociaciones de Amigos del Camino de Santiago, em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, organizam o primeiro Curso para Hospitaleiros Voluntários em Portugal. Este encontro de dois dias (hoje e amanhã) decorre no Albergue Rainha D. Teresa.

Ao longo do fim de semana, os participantes vão aprender a importância de ser hospitaleiro, as atitudes e procedimentos a respeitar no acolhimento dos peregrinos e a promover a cultura das povoações junto de quem está a percorrer o caminho, entre outros temas. A formação é orientada por nove formadores espanhóis. Os formandos irão também aprender alguns cuidados médicos básicos e realizar um passeio ao Monte da Senhora do Socorro.

José Luís Sanches, Presidente da Associação de Peregrinos Via Lusitana, entidade que promove o curso, refere que a sua realização em Albergaria-a-Velha é simbólica, na medida em que foi neste território que surgiu a primeira albergaria para viajantes e peregrinos e, como tal, a sua génese “assenta na atividade hospitaleira”.