Albergaria: Projeto fomenta cuidados com a cidade sustentável.

2018-11-29 08:21

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha lança um projeto que ensina Crianças a Viver com Sustentabilidade. Serão recriadas cidades sustentáveis e entregues 80 kits de Balance Bikes e capacetes.

O projeto piloto ensina crianças do pré-escolar a viver numa cidade “faz-de-conta”, em que os edifícios e pontes são de cartão reaproveitado que poderá depois ser reciclado, o único meio de transporte serão as bicicletas e até vai existir um local para carregarem suas bikes com energia eléctrica.

Este é o conceito do PréPOP – Programa Operacional Pedalar no Pré-Escolar: aprender a crescer com a brincadeira e o faz de conta das coisas.

Vai abranger 264 crianças numa “cidade” em que não vai existir a palavra gasolina ou outra que seja a partir de combustíveis fosseis.

Desenvolvido pela agência NunoZamaro Indústrias, especializada em mobilidade suave e ciclável, o PréPOP trata-se do mais novo projeto de Albergaria-a-Velha, que ensinará alunos do pré-escolar da rede pública do município, a reciclar e a evitar o uso de combustíveis fósseis.

Com o apoio das educadoras, os miúdos vão dar seus primeiros passos no mundo da reutilização e reciclagem de materiais, bem como na mobilidade suave e ciclável. Tudo em meio de brincadeiras e faz de conta.


Entre as ações programadas, o PréPOP vai disponibilizar mais de 80 kits de capacetes + balance bikes (um tipo de bicicleta que não utiliza pedais, especial para a aprendizagem infantil), a serem partilhados por 264 crianças entre dois e cinco anos. A medida é essencial para que elas ganhem a destreza e espírito necessário ao uso da bicicleta com segurança e sustentabilidade.

Também será enviado às escolas um manual que ensina a recriar uma pequena cidade com edifícios, obstáculos, pontes e até um sistema para carregamento eléctrico das bicicletas de faz de conta com o reaproveitamento de caixas de papelão.

O PréPOP surge no seguimento do inovador programa de mobilidade MOB.A (Mobilidade Operacional Bicicleta Albergaria), lançado pelo município em março de 2017, que inclui um sistema público de utilização gratuita de bicicletas.

A apresentação do PréPOP está marcada para às 10h desta quinta no Jardim de Infância de Albergaria-a-Velha, seguindo-se a distribuição dos kits pelos vários estabelecimentos pré-escolares do concelho.