Albergaria presta homenagem aos combatentes do ultramar.

2018-05-23 08:14

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria presta homenagem aos Combatentes do Ultramar. O Município de Albergaria-a-Velha vai homenagear os combatentes do Ultramar do Concelho numa cerimónia a ter lugar a 27 de maio, pelas 15h00, no Cineteatro Alba.

Na sessão, que contará com a presença de representantes da Liga dos Combatentes, vai ser exibido o documentário sobre a Guerra do Ultramar encomendado pelo Município e que reúne os depoimentos de 113 Albergarienses que estiveram no conflito, entre 1961 e 1974, bem como imagens dos tempos passados nas ex-colónias. O filme, em formato DVD, será oferecido a todos os combatentes Albergarienses.

A seguir à cerimónia no Cineteatro Alba, a Câmara Municipal vai inaugurar o monumento alusivo aos combatentes na Alameda 5 de Outubro. A obra em pedra de granito foi concebida pelo arquiteto Sérgio Azeredo.

Delfim Bismarck, Vice-presidente do Município, considera que “com esta justa homenagem, valorizamos e honramos os combatentes do Concelho de Albergaria-aVelha que participaram neste momento importante da História de Portugal”.

A Guerra do Ultramar decorreu nas antigas províncias ultramarinas de Angola, GuinéBissau e Moçambique, tendo sido destacados 148 000 soldados portugueses para as zonas de conflito.