Albergaria prepara III Encontro Nacional de Molinologia.

2015-10-22 11:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha vai receber o III Encontro Nacional de Molinologia, nos dias 7 e 8 de novembro, na Biblioteca Municipal, e promete alargar o plano de visitas a concelhos vizinhos com deslocação a Ílhavo e à Gafanha da Nazaré.

O Encontro Nacional de Molinologia, que se realiza pela primeira vez em Albergaria-a-Velha, promove a partilha de conhecimentos ao nível da etnotecnologia e do estudo dos moinhos portugueses, bem como a discussão à volta de projetos de reabilitação.

Aguardam-se as presenças de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, e Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

No dia 8, domingo, os participantes vão conhecer os moinhos da região. Em Albergaria-a- Velha, está preparada uma visita ao Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas, onde estão localizados três engenhos que fazem parte da Rota dos Moinhos: o Moinho de Baixo e os dois Moinhos da Quinta da Ribeira. Serão visitados também moinhos nos concelhos de Águeda, Anadia, Ílhavo e Vagos.

Albergaria-a-Velha é o concelho da Europa com mais moinhos de rodízio registados, cerca de 350, a maior parte concentrados na bacia do Rio Caima. O Município encontra-se empenhado em preservar, valorizar e promover o património molinológico local, tendo criado a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha.