Albergaria entrega manual do utilizador do aluno da Escola Virtual.

2017-11-15 15:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai dar início, na próxima semana, à entrega do Manual de Utilizador do Aluno da Escola Virtual a todas as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do Concelho.

Através da plataforma online, as crianças têm acesso a manuais digitais, a recursos de preparação para provas e exames, a dicionários e podem testar os seus conhecimentos com diversos testes temáticos. Tendo em conta os resultados nestes testes, são sugeridos conteúdos adicionais para que o estudante possa melhorar o seu desempenho.

De forma a acompanhar os alunos e alunas na Escola Virtual e atribuir tarefas através da plataforma, a Câmara Municipal está a desenvolver ações de formação durante o mês novembro para cerca de 60 professores do 1.º Ciclo.

Estão ainda a ser equacionadas ações com os encarregados de educação, na medida em que a Escola Virtual é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada em ambiente familiar.

A Escola Virtual é uma plataforma concebida pela Porto Editora que reúne milhares de exercícios para as principais disciplinas do 1.º ao 12.º ano, organizados por tópicos de programa, que avaliam o conhecimento do aluno.

Em função dos resultados, são sugeridas aulas interativas para a revisão da matéria, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno.

Com este manual, mais de 900 estudantes vão ter acesso gratuito a uma plataforma online com conteúdos pedagógicos, podendo desenvolver e aprofundar diversos conhecimentos e complementar as matérias lecionadas em sala de aula.

“O investimento em soluções modernas e tecnologicamente eficazes, para além da requalificação do parque escolar, tem sido uma aposta contínua deste Município, seguindo os desafios de uma sociedade em constante mudança e desenvolvimento”, refere António Loureiro, Presidente da Autarquia Albergariense.

Para o Executivo, a aposta na Escola Virtual constitui um reforço do programa de ação social escolar, contribuindo para a melhoria dos resultados escolares e das capacidades de utilização das tecnologias e preparando os alunos e alunas para os desafios da aprendizagem formal e informal.