Albergaria apresenta programa do Festival do Pão.

2015-05-12 08:52

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha quer afirmar-se como a capital do Pão de Portugal. Apresenta a segunda edição do Festival do Pão agendado para os dias 5, 6 e 7 de Junho. Nesses dias serão apresentadas mais de 70 variedades de pão. Durante três dias a Quinta do Torreão receberá dezenas de produtores de Trás-os-Montes ao Algarve, passando por Portalegre e Viseu, pelas ilhas Madeira e Açores. Haverá pães para todos os gostos e os visitantes poderão provar diferentes qualidades, formas e sabores de pães típicos de diversas zonas do País.

Mais que um evento gastronómico, a iniciativa destaca-se pela sua vertente cultural, lúdica e pedagógica. Como tal, será possível assistir, às apresentações de show cooking conduzidas pelo chef Hélio Loureiro, Luísa Ginoulhiac, e outros chefs, às Conversas com o Pão à Mesa com ilustres convidados, aos espetáculos musicais, à exposição que retrata o Ciclo do Pão com a curadoria do Museu do Pão, entre muitas outras animações para miúdos e graúdos.

Os mais novos terão ainda oportunidade de visitar o Camião Lúdico-Pedagógico do Museu do Pão, participar em várias actividades e pôr mesmo as "mãos na massa".

O certame contará ainda com um espaço dedicado ao fabrico de pão ao vivo, com vários fornos e mesas de trabalho, onde todos os presentes poderão conhecer todos os passos para a confeção deste alimento.

Albergaria-a-Velha tem uma grande tradição no fabrico do pão, sendo um dos concelhos que mais moinhos, moleiros e padeiros teve e tem. A Rota dos Moinhos permite conhecer melhor a história desta herança e a intemporal Regueifa continua a fazer as delícias de quem por ali passa.

De Albergaria conta-se a presenta e representações de produtores de Regueifa de Canela; Regueifa de Ovos; Regueifa de Pão de Deus; Pão de Centeio; Baguete; Pão de Deus; Pão de Mistura; Pão com chouriço; Pão com Passas; Broa de milho; Pão-de-ló e Pão de Banana. Ílhavo apresenta as Padas de Vale de Ílhavo.

A apresentação está marcada para as 15h em conferência na biblioteca municipal.