AIDA: Segredo para aumento das exportações está na criação de cadeias de valor e na aproximação entre clientes e fornecedores.

2018-03-09 13:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O estudo feito para a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) confirma que a 'chave' para o aumento das exportações e a redução de importações está na criação de cadeias de valor e na aproximação entre clientes e fornecedores.

E a 'chave' pode a ser a ligação estreita entre grandes empresas e pequenas e médias unidades que se integrem em cadeias de valor.

Para isso "é necessário qualificar a produção, cuidar dos preços e cumprir com os cadernos de encargos". Os consórcios entre grandes e pequenas unidades é fundamental, explica Pedro Janeiro. (com áudio)

Para já o maior problema enfrentado pelas empresas "é a perda de população dos territórios, o envelhecimento e a falta de mão de obra qualificada". Pedro Janeiro recorda que essa qualificação "vai abrir caminho ao cumprimento de requisitos essenciais na relação entre clientes e fornecedores". "Os importadoers falam em preços pouco atractivos em comparação com os preços praticados lá fora".

O estudo identifica 18 produtos que o Distrito importa e diz que em 12 casos é possível substituir o peso da importação pela produção local ou nacional.