AIDA: "Globalização apresenta riscos mas também oportunidades que só economias ágeis conseguiram superar" - José Vital (AICEP)

2016-09-28 16:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Num mundo globalizado as novas tecnologias vão ser um "elemento decisivo na internacionalização da indústria" e podem funcionar como elemento diferenciador para competir com outras economias internacionais. A mensagem é deixada pela AICEP na passagem do Roadshow Portugal Global por Aveiro.

Este ano dedicado ao tema 'Indústria 4.0', este evento dá destaque à 'Indústria 4.0' ou 4.ª Revolução Industrial. Enfoque na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de produção industrial, englobando as tecnologias de automação e troca de dados no contexto industrial. Nelson Fontainhas, da consultora Deloitte, lembra que o país está a meio dos rankings europeus ao nível da digitalização da economia e tem caminho a percorrer para poder ser ainda mais competitivo. (com áudio)

José Vital Morgado, da AICEP, defende que a globalização "apresenta riscos" mas também oportunidades que só economias ágeis conseguiram superar. A globalização "tem aumentado muito a concorrência entre países, porque todos eles querem ajudar as suas empresas a exportar mais", disse. "Temos de atrair mais investimento e turistas. Entrar em novos mercados é uma tarefa complexa e as empresas tem de colaborar entre si para competir melhor com os outros", vincou.

Fernando Paiva Castro, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), salientou a atualidade do tema. Diz que as empresas "devem ser mais criativas e céleres nos processos e nas decisões". "Temos de ser mais rápidos nas decisões e ter novas competências é essencial. Não podemos perder o 'comboio' da evolução. Não devemos ser 'inovadores moderados'".

Esta foi uma iniciativa de proximidade onde a AICEP trouxe conhecimento sobre Mercados Externos às regiões onde estão instaladas as empresas, estimulando ou aprofundando os seus processos de internacionalização.