AHRESP avança para a certificação dos melhores restaurantes da Região de Aveiro.

2019-10-29 15:08

Categoria: 

Concelho: 

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal vai avançar para a certificação dos melhores restaurantes da Região de Aveiro.

A iniciativa, que tem o apoio do Turismo Centro de Portugal, do Turismo de Portugal e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, insere-se no programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, que já certificou estabelecimentos de restauração dos territórios de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.

 O programa foi criado com o propósito de afirmar o património gastronómico português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística e num produto estratégico e competitivo para as empresas e para o país.

 Para poderem exibir nas suas instalações uma placa distintiva e um diploma do programa, os estabelecimentos selecionados necessitam de cumprir uma extensa lista de requisitos, que vão desde a formação e o desempenho dos colaboradores às boas práticas de higiene e segurança alimentar, passando pela acessibilidade e segurança.

A qualidade e origem das matérias-primas, o empratamento e apresentação final do prato, a execução culinária e a apreciação aromática e degustativa são igualmente elementos preponderantes na avaliação dos estabelecimentos candidatos.

 “Este programa é um instrumento promocional muito importante para os restaurantes, porque certifica a alta qualidade da sua oferta, atraindo mais visitantes, e incentiva outros restaurantes a elevar a fasquia da sua oferta”, afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

 A AHRESP vai organizar sessões de esclarecimento na Região de Aveiro, para dar a conhecer aos restaurantes as vantagens de se candidatarem ao programa SELEÇÃO.

As sessões de esclarecimento arrancam em Ovar, a 31 de outubro, às 16h00, na Escola de Artes e Ofícios, em Sever do Vouga (5 de novembro, 16h00, Auditório da Biblioteca Municipal) e Aveiro (18 de novembro, 16h00, Auditório da Biblioteca Municipal).