Águeda recebe a Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação.

2020-01-23 19:51

Categoria: 

Concelho: 

Águeda recebe a Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação.

Encontro, agendado para esta sexta-feira, a partir das 9 horas, e que acontece no âmbito do Programa Educ@RA, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Trata-se de um evento organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Região de Aveiro.

“Olhares sobre a Inovação em Educação” é o tema que vai ser abordado, logo a seguir à sessão de abertura do encontro, por Rui Trindade, Presidente do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores.

O primeiro painel do encontro, subordinado ao tema “Inovação em Educação: Perspetivas”, conta com os seguintes oradores: Luís Fernandes, membro do “Pedagogical Advisory Board of Teacher Academy”, na Comissão Europeia, e Diretor Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vilado Conde; Ana Paula Cardoso, doutorada em Psicologia da Educação e Professora da Escola Superior de Educação de Viseu; José Verdasca, Coordenador Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar; Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana, que apresentarão o Projeto Conhecer, Atuar e Mudar (a confirmar).

Depois de almoço, às 14h30, José Pacheco, Educador e Pedagogo, falará sobre a sua experiência, entre a qual se conta o fato de ser o idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, para além de ser autor de vários livros e artigos sobre Educação e mentor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil.

Os novos desafios da Educação é o tema de fundo do segundo painel do encontro, que contará com as abordagens de Lara Martins, formada em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta de orientação psicanalítica, sendo ainda Coordenadora do projeto de Educação terapêutica e criativa para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, designado de Mentes Incríveis; e Ádila Faria, Doutorada em Estudos da Criança. Este painel terminará com a apresentação por parte de Ana Moutas do Projeto VOGUI, um dos muitos que a autarquia de Águeda se encontra a desenvolver na área da educação e da juventude.

O evento está previsto encerrar às 16h30, num momento que contará com as intervenções de José Eduardo Matos, Secretário Executivo da CIRA, e José Vítor Pedroso, Diretor Geral da Educação.