Águeda recebe ciclistas em prova da Associação de Desporto para a Deficiência Intelectual.

2016-05-09 14:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, recebe, no dia 14 de maio, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo, em conjunto com o Torneio Nacional Adaptado e Síndrome Down, organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), em parceria com a Autarquia Aguedense.

A iniciativa conta com cerca de 35 ciclistas, em representação de seis instituições ou clubes. A concentração para a prova está agendada para às 14h30, já a corrida terá início às 15h00. No final, às 17h00, haverá distribuição de lembranças nas Piscinas Municipais.

O Campeonato de Portugal destina-se a corredores do sexo masculino e feminino dos escalões juniores, seniores e veteranos, e inclui as provas de Contrarrelógio Individual e Linha (masculino e feminino).

Relativamente aos Campeonatos Nacionais, as provas são divididas nos diversos escalões: veteranos, seniores, juniores, iniciados, síndrome down com duas provas: Contrarrelógio Individual e Linha (masculino e feminino).

Edson Santos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Águeda, defende que “esta iniciativa desportiva faz parte de uma estratégica de desenvolvimento desportivo concelhio que procura promover e divulgar a prática do desporto adaptado, com o intuito de motivar o desenvolvimento de atividades físicas para pessoas com deficiência (seja ela motora, psíquica ou outra) e, simultaneamente, a integração social dos cidadãos”. Para o Vereador esta é também “uma forma de suprir algumas carências existentes e a dar respostas que possam efetivamente ajudar a construir uma sociedade equitativa e com "soluções" desportivas para todos”.