Águeda: PCP afirma que resposta sobre futuro de extensão de saúde de Belazaima é "preocupante".

2020-03-31 11:15

Categoria: 

Concelho: 

O PCP afirma “preocupação” pela resposta do Governo à pergunta sobre o futuro da Extensão de Saúde de Belazaima do Chão.

A falta de médico e o futuro da extensão esteve na base da questão dirigida ao Ministério da Saúde sobre o encerramento da unidade desde Outubro de 2019 sem que se tenha conseguido a substituição.

Quanto à questão sobre as medidas do Governo para repor a prestação de cuidados de saúde à população servida por aquela extensão, o PCP diz que a resposta é preocupante.

“O Governo limita-se a esclarecer que o acesso à prestação de cuidados de saúdes primários da população de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão encontra-se assegurado uma vez que podem se deslocar à sede da UCSP Águeda II (centro de saúde de Águeda) para consultas abertas para doenças agudas e para consultas programadas de vigilância da saúde”.

Um quadro que preocupa uma vez que a deslocação de 14km é complexa em função da falta de transportes.

“No atual momento, em que enfrentamos no país um surto epidémico, torna-se ainda mais relevante garantir o funcionamento adequado da Extensão de Saúde de Belazaima do Chão, assegurando o acompanhamento de outras patologias e a ligação do SNS às populações”.