Águeda participou no Dia da Terra.

2015-04-27 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Pelo sétimo ano consecutivo, Águeda aderiu à iniciativa do Dia da Terra sob o lema “365 são os dias que a Terra nos oferece. Os Aguedenses dedicam-lhe pelo menos um!”. As comemorações foram marcadas por uma “Caminhada da Sustentabilidade” onde participaram cerca de 200 membros da Escola Básica 2,3 Fernando Caldeira, Escola Secundária Adolfo Portela e Escola Básica das Chãs, valorizando os benefícios da mobilidade suave, a importância da redução das emissões de CO2 e a sensibilização para as alterações climáticas.

Na Praça do Municipio, uniram-se num cordão humano, representando a sinergia das Eco-Escolas motivando todos os cidadãos para o trabalho em conjunto para o bem comum e a preservação do Planeta. Encontram-se em exposição na Câmara Municipal um conjunto de Árvores 3D construídas com materiais reciclados, onde estão colocados os EcoCódigos/mensagem de sustentabilidade trazidos pelas crianças e jovens na caminhada.

Neste mesmo dia, decorreu uma Palestra sobre a Agricultura Biológica e plantas aromáticas na Escola Secundária Adolfo Portela, com o objetivo de divulgar a forma de produção agrícola sem utilização de fertilizantes químicos nem pesticidas de síntese, recorrendo a técnicas e produtos que permitem o desenvolvimento de uma agricultura suficientemente produtiva e sustentável a longo prazo, sem que para isso seja necessário afetar o ambiente e a saúde humana.

No âmbito da comemoração do Dia da Terra e do programa Eco-Escolas da EB 2,3 de Valongo do Vouga, a Casa do Ambiente da ERSUC deslocou-se até Valongo do Vouga, onde permaneceu em exposição de 20 a 24 de abril.

“Estas ações têm a finalidade de sensibilizar os cidadãos, particularmente os mais jovens, para a necessidade de aproveitar, reutilizar e reduzir a produção de resíduos sólidos urbanos (RSU), especialmente os recicláveis tais como cartão/papel, embalagens metálicas, de plástico e de vidro”.

No dia 29 de abril, as crianças do Instituto Duarte Lemos vão realizar uma sementeira de milho antigo em Macieira de Alcôba, junto à Igreja Paroquial de São Martinho com a finalidade de consciencializar os cidadãos para práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis, mas também para que os alunos possam adquirir conhecimentos de práticas culturais e tradições agrícolas da região.