Águeda incentiva participação cívica das crianças em clube de jornalismo.

2016-08-09 20:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda, através do projeto “Águeda Amiga das Crianças”, tem desenvolvido um conjunto de ações, com o objetivo de promover a participação cívica das crianças e dos jovens.

Recentemente foram implementadas pela Câmara Municipal de Águeda algumas ações com o objetivo de promover a participação das crianças e dos jovens no âmbito do projeto “Águeda Amiga das Crianças”, através da criação da Assembleia Municipal Jovem, que reuniu pela primeira vez; do Clube de Jornalismo que, desde abril, funciona no Águeda Living Lab (ALL) – rua Luís de Camões; do jornal “Passa Palavra”, assim como várias ações desenvolvidas nas escolas do 1º ciclo e nas IPSS que aderiram ao projeto.

Semanalmente foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com as práticas jornalísticas, aliadas à elaboração de elementos multimédia, tais como vídeos e fotografias, pelas mãos das crianças inscritas na atividade “Clube de Jornalismo”.

O resultado é o jornal “Passa Palavra”, que consiste na elaboração de um meio de informação feito pelas crianças, com relatos das diversas atividades realizadas de abril a julho, privilegiando-se a correta difusão dos Direitos e Deveres dos cidadãos menores.

Em todas as ações desenvolvidas, a apresentação dos Direitos das Criança de forma acessível e lúdica permitiu uma melhor perceção dos conteúdos.