Águeda garante financiamento para projeto que fomenta prática desportiva entre pessoas com deficiência física e psíquica.

2017-08-02 19:30

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda viu aprovada a candidatura efetuada ao abrigo do Programa Erasmus+ Sport, Acção "Collaborative Partnership Small Scale", com o projeto "We Bike Together - training and trail mapping in Europe".

A candidatura visa a promoção da prática desportiva entre pessoas com deficiência física e psíquica, de forma a prevenir a discriminação e exclusão sociais, num investimento global até 50.600,00€, liderada pela Fondazione per lo Sport Silvia Rinaldi (Itália), da qual o Município de Águeda é parceiro.

O projeto tem como objetivo promover a inclusão desportiva entre pessoas com com deficiência física e psíquica entusiastas das bicicletas, através do mapeamento de trilhos/rotas para ciclismo adaptado nos países europeus envolvidos nesta parceria; Do treino e educação de voluntários, bem como da criação de manuais (em recursos opensource) sobre como efetuar o acompanhamento de pessoas com deficiência durante a prática de ciclismo adaptado e da promoção da prática do Desporto entre pessoas com deficiência física e psíquica durante um evento internacional final.

Com um orçamento de 50.600 euros e arranque formal em janeiro de 2018, o projeto tem uma duração prevista de 24 meses, durante os quais serão desenvolvidos os trabalhos numa calendarização conjunta e integrada.

Para além do Município de Águeda, existem 2 outros parceiros que fazem parte do projeto liderado pela Fondazione per lo Sport Silvia Rinaldi (Itália): Play and train Jugar Y Entrenar (Clube Desportivo de Girona, Espanha) e Natsionalna Sportna Akademiya Vassil Levski  (Academia Nacional Desportiva Vassil Levskide Sofia, Bulgária), sendo o investimento previsto para cada parceiro, incluindo o Município de Águeda, de 9.450 euros.