Águeda e Sal reforçam laços de amizade e lançam futura cooperação.

2018-09-21 10:15

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente do Município de Águeda, Jorge Almeida, esteve de visita à ilha do Sal de 13 a 16 de setembro, a convite do seu homólogo, Júlio Lopes, com o propósito de reforçar o acordo de geminação assinado no passado mês de julho.

A agenda oficial foi cumprida na íntegra, tendo participado em diversos encontros e reuniões de trabalho, com representantes da Câmara de Turismo de Cabo Verde, com a Câmara de Comércio de Barlavento, com o Projeto Biodiversidade, com a organização “The Travel Foundation” entre outros serviços. Além de participar nas atividades festivas alusivas à comemoração do dia do município da ilha do Sal e da sua Santa Padroeira, a comitiva teve encontros com altos dignatários cabo-verdianos, nomeadamente a Ministra da Justiça e Trabalho e o Ministro de Turismo e Transportes.

“Este é um momento importante para Portugal e Cabo Verde, não somente pelos laços históricos que nos unem, mas também pela vontade de crescer e de nos ajudarmos mutuamente. Estamos abertos a partilhar conhecimento, experiência e boas práticas nas mais diversas áreas com o município irmão.” avançou o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida.

Na oportunidade, Júlio Lopes, Presidente do Municipio da ilha do Sal, referiu que “esta geminação é importante para a ilha do Sal e esperamos que esta relação ultrapasse as relações institucionais e que se assente também nas relações empresariais e de cidadania.”

A visita foi considerada muito positiva por ambos os autarcas, na medida em que foram lançadas as bases para uma relação de amizade, que “irá contribuir para o desenvolvimento social e económico de ambos os municípios”.