Águeda é o 1.º Município Passivhaus.

2015-02-06 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Águeda é o 1.º Município Passivhaus. O protocolo que confirma esse estatuto foi assinado esta semana. A Câmara Municipal de Águeda esteve representada pelo seu Presidente, Gil Nadais, e a Associação Passivhaus Portugal fez-se representar pelo Presidente da Direção, João Marcelino. Passive House é um conceito construtivo que define um padrão que é eficiente, sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável.

O protocolo já tinha sido aprovado pela Assembleia Municipal de 30 de setembro de 2014 e foi feito o anúncio do 1.º Município Passivhaus na 2.ª Conferência Passivhaus Portugal 2014, a 29 de novembro de 2014 em Aveiro.

"O Município de Águeda está na linha da frente das cidades que, a nível mundial, adotaram a norma Passivhaus como ferramenta para contribuir para a proteção climática, para a excelência no planeamento e ordenamento, para a construção e reabilitação energeticamente eficientes, para aumentar o bem-estar e qualidade de vida de quem vive e trabalha no município e para aumentar o valor do parque edificado".