Águeda debate Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Vouga.

2015-11-04 14:04

Categoria: 

Concelho: 

Águeda acolhe sessão pública para discussão dos Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas do Vouga, Mondego e Lis. Os Planos de Gestão de Região Hidrográfica são instrumentos de planeamento das águas preconizados pela Diretiva Quadro da Água (DQA), transposta pela Lei da Água, que visam a gestão, a proteção e a valorização ambiental, social e económica das águas ao nível da bacia hidrográfica. São elaborados por ciclos de planeamento, sendo revistos e atualizados de seis em seis anos.

A sessão de abertura contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, e da Diretora Regional da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Celina Carvalho. Na oportunidade, o autarca reiterou "a importância para o Município de Águeda da gestão sustentável dos recursos naturais, nomeadamente da água, já que para além de termos a Pateira de Fermentelos, o nosso concelho é também atravessado por vários rios, pelo que os recursos hídricos e a manutenção da sua qualidade é essencial".

Recorde-se que entre as medidas com impactos no território do concelho de Águeda estão diversas intervenções nos sistemas de saneamento, e ainda o desassoreamento previsto para a Pateira de Fermentelos.

Nesta fase decorre a participação pública que decorre até Dezembro deste ano relativa à versão provisória do PGRH que vigorará de 2016 a 2021.