Águeda: Cabeço do Santo abre porta ao envolvimento das escolas.

2019-03-19 09:18

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus lança um programa para as escolas no Cabeço do Santo.

A Associação Nacional de Conservação da Natureza desenvolve esta iniciativa em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.

Organizou uma saída de campo em Belazaima do Chão como forma de promover a sensibilização sobre a floresta entre estudantes, nomeadamente através de uma pequena ação de formação sobre o controlo de plantas invasoras e a plantação de espécies nativas em áreas com interesse para a conservação.

O evento marcou o arranque do programa “Escolas Amigas do Cabeço Santo”. O Coordenador do Projeto Cabeço Santo, Paulo Domingues, e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, Francisco Vitorino, assinaram um protocolo para estabelecer uma parceria para a dinamização de ações de sensibilização e educação ambiental.

O projeto “Escolas Amigas do Cabeço Santo” pretende estabelecer parcerias com escolas da região para desenvolver, gratuitamente, ações de educação ambiental nas escolas e promover saídas de campos na área do Projeto.

O Agrupamento de Escolas de Águeda Sul é assim a primeira instituição de ensino do país a aderir a este programa.

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o catastrófico incêndio que deixou o Cabeço Santo em cinzas. O seu objetivo principal é a criação de um mosaico de áreas de conservação numa zona intensamente utilizada para o cultivo florestal do eucalipto.