Águas Boas e Vagos com incêndios ainda ativos. Escolas fechadas em Vagos e empresas em risco.

2017-10-16 08:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Canedo (Feira), Mealhada, Águas Boas (Oliveira do Bairro) e Santo André (Vagos) registam ainda ocorrências ativas a esta hora da madrugada. Incêndios que deflagraram ontem e que com o calor e o vento acabaram por deixar um rasto de destruição no centro e norte de Portugal.

Seis pessoas morreram em concelhos do interior, estradas estiveram cortadas, entre as quais vias estruturantes como a A1 entre a Mealhada e Oiã devido ao incêndio de Águas Boas e estradas nacionais como a EN235 e a EN109.

Em Oiã, as chamas atingiram algumas empresas. Famílias da região a deixarem gritos de desespero nas redes sociais e os bombeiros sem mãos a medir para todas as ocorrências.

Um fogo que começou em Quiaios chegou ao concelho de Mira e utentes do Centro de Reabilitação Rovisco Pais foram deslocalizados.

O Primeiro-Ministro, António Costa, declarou calamidade pública em todos os distritos a norte do Tejo, num dia em que houve 523 ocorrências de incêndios e seis pessoas morreram.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil dizia no último balanço de domingo, às 22h, que estava perante o "o pior dia do ano" quanto ao número de ocorrências. O alerta vermelho foi prolongado até às 20 horas desta segunda-feira.

A queda das temperaturas, que ontem chegaram aos 35 graus, e os primeiros pingos de chuva permitem uma melhoria das condições de combate aos incêndios.

Já esta manhã, às 7h20, havia registo de uma centena de fogos ativos em Portugal mais de 4 mil homens no terreno. Ontem as ocorrências atingiram tal proporção que o presidente da Câmara de Aveiro ativou o Plano Municipal de Emergência. A zona nascente do Município foi afetada por focos de incêndio em diferentes locais.

Vagos seguiu o mesmo caminho e diz que tem estado entregue à sua sorte. O autarca de Vagos, Silvério Regalado, responsável pela pasta da protecção civil distrital, explica que a preocupação é salvaguardar pessoas e bens mas adianta que momentos como os que estão a ser vividos exigem reflexão (com áudio).