Agricultores de Albergaria recebem formação sobre produtos fitofarmacêuticos.

2016-05-25 20:13

Categoria: 

Concelho: 

Mais de duas centenas de pequenos agricultores do Concelho de Albergaria-a-Velha têm frequentado ações de formação sobre manuseamento e utilização de produtos fitofarmacêuticos, que lhes permite obter o Cartão de Aplicador. A formação, que tem decorrido na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha e em S. João de Loure, está a cargo da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).

O responsável pelos cursos, Magalhães Crespo, explica que o que está em causa é o cumprimento da legislação, tendo em conta que quem não for detentor do Cartão de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos não pode sequer comprar pesticidas, herbicidas ou produtos semelhantes.

“A dimensão dos terrenos não é o mais importante, mas a perigosidade dos produtos, cujo manuseamento necessita de formação profissional”, explica o responsável da DRAPC. As questões mais importantes, refere, são o intervalo de segurança, a dosagem e as embalagens.

Os agricultores devem conhecer qual o período que dispõem desde a última aplicação dos químicos até à sua colheita, garantindo que até ao seu consumo ou comercialização, não há perigo de ingestão de moléculas nocivas à saúde. Da mesma forma, a dose recomendada deve ser cumprida escrupulosamente, tal como devem ser eliminadas eficazmente, e dentro das recomendações, as embalagens dos produtos fitofarmacêuticos. É uma questão de saúde pública, adianta Magalhães Crespo.

A aplicação de produtos fitofarmacêuticos sem cuidado e sem respeitar as dosagens é equivalente ao envenenamento por químicos, razão pela qual as multas a aplicar a quem não respeita as normas serem superiores às multas de trânsito, explica Magalhães Crespo. A fiscalização do uso destes produtos está a cargo da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Direções Regionais de Agricultura e Pescas, Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente.

O Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, esteve hoje presente nesta quinta ação de formação realizada no Concelho, no início da prova de conhecimentos para pessoas nascidos até 16 de abril de 1948. O Autarca destacou a importância em manter os agricultores informados e habilitados a manusear produtos fitofarmacêuticos. “É importante que conheçam o que estão a aplicar e os seus efeitos, pela sua saúde e pela nossa saúde”, referiu.

Na próxima sexta-feira é realizada outra sessão de formação na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha. Até ao momento foram realizadas 80 sessões nos concelhos abrangidos pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.