AgitÁgueda alarga conceito de festival à arte urbana para jovens criadores.

2015-05-04 11:06

Categoria: 

Concelho: 

O AgitÁgueda Art Festival realiza-se entre os dias 4 e 26 de julho e alarga a sua ação aos jovens criadores. É um Festival de verão que se insere no movimento de revitalização do centro urbano da Cidade de Águeda, cujo objetivo é captar a atividade das dezenas de coletividades culturais e desportivas do Concelho, sempre na perspetiva da interdisciplinaridade e no trabalho conjunto e cooperativo entre as instituições.

Nos pontos altos estão as instalações artísticas que fazem parte dos vários projetos de arte urbana, como o “The Umbrella Sky”, que enche as ruas da baixa de Águeda com milhares de chapéus-de-chuva coloridos, e um outro projeto de arte urbana em que bancos de jardim, escadarias, colunas, entre outros, são pintados com variações cromáticas e para os quais existe um roteiro da cidade.

A Autarquia pretende acrescentar ao AgitÁgueda o conceito de Art Festival nesta edição de 2015, com o objetivo de abrir um concurso para jovens criadores com vista a estimular a criação plástica contemporânea através da construção de projetos de arte em torno do espaço urbano.

Os projetos artísticos de arte urbana devem ser concebidos especialmente para o evento, sobre a temática do “street art”. Com esta medida, a Autarquia pretende promover e valorizar o território e, em particular, os seus lugares peculiares, usando a arte para lhes dar novos estímulos visuais.

A data limite para inscrições é 21 de maio.