Agente da PSP é craque da fotografia subaquática.

2015-05-28 11:08

Categoria: 

Concelho: 

Jorge Bernardino, agente da PSP de Aveiro, integra a Seleção Nacional de Fotografia Subaquática, regressada há três dias do 15º Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática, realizado em Zeeland, na Holanda, de 21 a 25 de Maio, onde as duas equipas portuguesas conseguiram uma medalha de ouro (1º lugar) e um 4º lugar na Categoria Peixe e um 6º lugar na categoria Macro sem Tema.

A Federação Portuguesa de Atividades subaquáticas, que gere a modalidade em Portugal, tem um ranking, acumulado dos últimos 3 anos, de provas nacionais e regionais em que seleciona as 5 melhores equipas para representar Portugal em Provas Internacionais.

O Treinador Rui Guerra, através de um ranking, nomeia 2 equipas para cada competição internacional, organizada pela CMAS (Confédération Mondiale des Activités Subaquatiques), a maior e mais credenciada do mundo, com carácter Olímpico, tendo sido este ano na Holanda e será daqui a dois anos no México.

Cada equipa é composta por um Fotógrafo e um assistente, tendo sido selecionados Rui e Sónia Bernardo e, ainda, Nuno Gonçalves e Jorge Bernardino.

Estas competições, são compostas de 5 categorias fotográficas: Ambiente sem mergulhador (ambiente subaquático no seu geral), Ambiente com mergulhador (ambiente subaquático mas com a presença humana, neste caso um modelo mergulhador), Macro com tema (fotos em modo close up, de qualquer espécie de fauna ou flora aquática, mas neste caso especifico eram lavagantes), Macro sem tema (fotos em modo close up, de qualquer espécie de fauna ou flora aquática, exceto as do tema, lavagantes e peixes) e, peixe(s) (fotos em modo close up, de peixes).

A medalha de ouro na categoria peixe foi para a dupla Rui e Sónia Bernardo. A dupla Nuno Gonçalves e Jorge Bernardino conseguiu um 4º na categoria peixe e um 6º na categoria macro sem tema.

Este projeto viveu também dos apoios garantidos em crowdfunding para angariação de verbas que ajudassem a minimizar os custos individuais nesta participação já que a Federação Portuguesa apenas assumiu a inscrição na prova, sendo que todos os treinos e despesas acessórias seriam suportadas individualmente.

No horizonte está o próximo Europeu, a realizar no próximo ano, no Mónaco, único país a apresentar candidatura até ao momento.