Adriano Moreira na UA para falar de cidadania global e local.

2015-11-10 09:12

Categoria: 

Concelho: 

Adriano Moreira vai à Universidade de Aveiro para uma reflexão sobre cidadania “glocal” (global e local). Refletir sobre a missão da universidade e competências transversais para a cidadania é o objetivo da primeira palestra promovida pela Provedoria do Estudante da Universidade de Aveiro no Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, no âmbito do ciclo de encontros "Universidade, Ciência, Cultura e Cidadania". 

Agendada para as 18h00, na Sala de Atos Académicos da UA, a iniciativa tem como interveniente principal o sociólogo Adriano Moreira, da Academia das Ciências de Lisboa. A intervenção de Adriano Moreira é precedida por uma sessão inaugural do ciclo de encontros, que conta com a participação de Manuel António Assunção, Reitor da UA, André Reis, Presidente da Associação Académica da UA (AAUAv), Carlos Ferreira, Presidente da Associação dos Antigos Alunos da UA, e Alexandre Cruz, Provedor do Estudante da UA.

O encontro servirá, ainda, para apresentar o Projeto Social OnCidadaniUA, uma rede de colaboração que integra a participação de vários núcleos de estudantes num projeto de cariz ambiental e de inovação solidária: o Projeto Tampinhas – Cidadania ativa. Joana Pontes, sua fundadora, fará uma apresentação do projeto e Jorge Regufe, do Núcleo de Engenharia Mecânica, da Associação Académica da UA, dará a conhecer um protótipo de um sistema técnico de prensagem de garrafas de plástico desenvolvido no âmbito do mesmo.

Partilhando o ideal solidário e ambiental, associaram-se ao projeto o Núcleo de Engenharia Mecânica da AAUAv, o Núcleo Mão Académica da AAUAv e o Núcleo de Engenharia do Ambiente da AAUAV.

Como forma de aprofundar a Missão (de cidadania) da Universidade, a recolha operacionalizada no Campus da UA e na Cidade pretende que a transformação do plástico resulte em apoios complementares para o Banco de Ajudas Técnicas do CHBV (Centro Hospitalar do Baixo Vouga), coordenado pela sua Liga dos Amigos (LAHDA), em parceria com o Serviço Social do CHBV e com o apoio do Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde da UA.