Administração Portuária lança campanha de sensibilização para uso dos molhes em segurança.

2018-08-22 08:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Administração do Porto de Aveiro prepara-se para lançar uma campanha de sensibilização no uso dos paredões em segurança.

Apelo ao civismo das pessoas que usam paredões nas praias como aposta para evitar mais acidentes.

As quedas continuam a marcar a atualidade pelo impacto que tem na imagem de uma área edificada para facilitar a navegação mas que tem vindo a ganhar peso no turismo.

O acesso aos molhes tem sido assumido pela Administração Portuária como reforço dessa aposta no acesso livre de lazer e apenas no Inverno, em dias de mau tempo, há acesso vedado.

A campanha é a resposta encontrada pela APA para sensibilizar os cidadãos para manterem a concentração nesses passeios, a pé ou de bicicleta, e não descurarem a segurança de menores, nem dos próprios, uma vez que algumas quedas acontecem potenciadas por “distrações” em que o uso do telemóvel tem sido apontado como causa da queda.

Recentemente foi autorizado o acesso ao molhe Norte, em São Jacinto, numa área que permite ficar quase de frente com a “boca da barra” pelo prolongamento do molhe em 200 metros.

É mais um dos locais de lazer e onde se encontram pescadores, a par do molhe sul, o mais frequentado na praia da Barra e onde têm acontecido boa parte das quedas.

A APA já assumiu que não é simples jogar com a iluminação da área uma vez que os molhes obedecem a lógicas próprias de navegação e aposta neste fase nas campanhas de sensibilização.