ADIG confiante na aplicação de medidas que ajudem a melhorar qualidade do ar na área contígua ao Porto de Aveiro.

2016-04-30 10:35

Categoria: 

Concelho: 

A ADIG reage com satisfação à aprovação dos projetos apresentados por PS, BE e PP sobre a aplicação de medidas mitigadoras na operação com petcoke no porto de Aveiro. Essas recomendações contaram com aprovação das bancadas e abstenção do PSD e os dirigentes da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré admitem que é mais um sinal positivo a favor das pretensões dos cidadãos.

A construção da Barreira Eólica contra ventos dominantes, de Norte e Noroeste, a construção da Bacia de Contenção de Lixiviados e Estação de Tratamento, para evitar escorrências para a Ria, a instalação de uma Estação de Monitorização da Qualidade do Ar, na envolvente do Porto de Aveiro, em permanência e a plantação de uma Barreira Arbórea entre o Porto Comercial e as habitações da Gafanha da Nazaré, para suster algumas poeiras poluidoras que ainda se libertem, são as principais medidas defendidas.

Humberto Rocha, presidente da ADIG, revela que têm existido reuniões com a Administração do Porto de Aveiro e com a Cimpor para a melhoria das operações e reafirma que há “ indicações de que vão ser realizadas as obras que ainda são necessárias”.

No calendário da empresa e do Porto de Aveiro sabe-se que a Estação de Monitorização do Ar, na Envolvente do Porto de Aveiro, em contínuo, estará a funcionar no mês de Maio, a Barreira Eólica ficará instalada no terreno em Junho ou Julho de 2016 e a Bacia de Contenção de Lixiviados estará executada em Setembro ou Outubro deste ano.

“É nossa convicção de que estas obras irão ser realizadas, devolvendo à Gafanha da Nazaré e Povoações limítrofes, um ar mais respirável, com a inerente melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes”.